quinta-feira, novembro 16, 2006

Em Lisboa: a grande confusão

A força da blogosfera

Notem: este blog nasce e três dias depois cai a coligação pós-eleitoral PSD-CDS, que já durava há dez meses - mesmo que tartamudeante, sobretudo nos últimos tempos.
É a força da blogosfera. É muito.

Mas agora a sério: a coisa está mesmo quente. Lisboa nem se dará conta, mas aqui para estes lados, a Praça do Município quase pegou fogo, ontem.
As peripécias foram mais do que muitas. O resultado daquela votação secreta de uma estranhíssima proposta truncada e mal negociada (sabemos hoje), foi mantidao em segredo até ao final da sessão. Coisa inédita. E estranha: a votação estava feita e registada pelos serviços de apoio...

Às 3 e tal, sou alertado por uma redacção, garantindo fonte «muito alta e muito bem colocada» que já não havia coligação.
Pois eram seis e picos e ainda a vereadora Marina Ferreira, numa conferência de imprensa habitual após as reuniões da CML,garantia a toda a imprensa presente que a coligação estava de boa saúde e que os jornalistas queriam era notícias à força.
Vinte minutos depois, dizem-me, dava entrada na Lusa o célebre comunicado de Carmona Rodrigues.
As más políticas dão sempre mau resultado», como diz Ruben de Carvalho. Que nem vai ter pelouros nem vai viabilizar seja o que for, tenho a certeza.
Como Carrilho garante que o PS também não e Gaioso Ribeiro diz e repete que vai ser oposição, resta Sá Fernandes. Associação pouco provável, claro.

O que provavelmente Carmona quer significar com a expressão que usa agora («alargar a base de consenso») é talvez isto: ir negociando de forma errática aqui e ali, com esta ou aquela força política, de modo a garantir uma gestão mínima - que será sempre periclitante, mas que é perfeitamente legal e viável.
Até que se canse deste jogo do gato e do rato. E até que os agentes económicos comecem a pressionar nos bastidores se as coisas não lhes correrem de feição.
É assim que a coisa funciona, habitualmente...

José Carlos Mendes

2 Comments:

At 5:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Deves achar que és um ser superior, que consegue acabar com uma coligação. Tu ou um blog.
Meu amigo, a política não cede as blogs, responde sim a tomadas de decisão inconscientes, colocando á frente dos interesses da cidade os interesses ou manietações partidárias.

 
At 6:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Poucas coisas devem ser tão penosas como explicar uma piada a quem não a percebeu...

C.

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer