domingo, dezembro 10, 2006

Orçamento da Câmara de Lisboa vai a votos esta segunda-feira de manhã




Esta palavra «responsável»


A propósito da votação de amanhã na CML do Orçamento e das Grandes Opções do Plano para 2007, Carmona Rodrigues mostrou-se mais político do que alguns esperavam: veio apelar publicamente a que cada vereador (quase disse: «no silêncio da sua consciência») faça a sua reflexão e vote em consciência a pensar que a sua votação deve ser responsável pois dela dependem muitos apoios da CML a muitas associações que beneficiam muitos milhares de lisboetas.
Claro que não o disse por estas exactas palavrinhas. Mas foi este o caminho. E surpreendeu-me pela táctica perfeitíssima tendente a obter um único objectivo: que Maria José Nogueira Pinto seja muito conscienciosa e vote de modo a deixar passar o Orçamento (abstendo-se) ou mesmo de modo a aprová-lo.
Vejo nestas palavras de Carmona uma espécie de apelo emocional e quase religioso...
E acho isso interessante por duas razões.
Primeiro: o apelo à reflexão intimista é muito bem arrancado, de um ponto de vista meramente operativo: dá sempre resultado colocar as pessoas perante si mesmas.
Segundo: dá sempre resultado a colocação do alvo nos muitos lisboetas que beneficiam dos dinheiros municipais, sobretudo as crianças, idosos e deficientes.

Quanto à votação da esquerda, ela parece estar fixa neste momento: haverá nove votos contra, parece. E isso exactamente por razões de responsabilidade.
E digo parece porque há fórmulas variáveis a vaguear por aí.

Mas tudo indica que o Orçamento passa.

No entanto, peço a melhor atenção para o seguinte: uma autarquia deve estar preparada para viver por duodécimos: a situação está perfeitamente prevista na lei. E daí não vem mal ao mundo, em caso de necessidade.

Até porque, chamam-me a atenção para o seguinte: o Orçamento de 2006, que serviria de base aos duodécimos, com os seus 850 milhões de euros, é bem mais avantajado do que a proposta que está em cima da mesa (670 milhões)…

José Carlos Mendes


referer referrer referers referrers http_referer