quarta-feira, dezembro 13, 2006

Antigo Cinema Europa vai acolher Biblioteca Municipal de Campo Ourique

O Jorge Ferreira, no Recorte de Imprensa anterior, dá conta da notícia da intenção do Vereador da Cultura da CML, Amaral Lopes, em criar uma nova Biblioteca municipal no antigo Cinema Europa em Campo de Ourique.

Trata-se de uma iniciativa meritória.
Não só pela necessidade que esta zona da cidade tem numa tal disponibilização bibliotecária, como na recuperação e colocação à utilização dos munícipes aquele espaço cultural que estava votado ao abandono. Constituia um local de lixeira pública e de todo o tipo de actividades ...

A Associação SOS Cinema Europa, tem efectuado um excelente trabalho para alertar para o estado das coisas, e não tem esmurecido nesse seu intento. Parabéns pelo esforço!

Gostava, contudo, de fazer um reparo relativamente ao facto de, a páginas tantas no artigo, ser referida a Freguesia de Campo de Ourique (devia ser entre parêntesis!) - não existe nenhuma Freguesia de Campo de Ourique.

Campo de Ourique é um termo genérico para designar um Bairro.
Um conjunto habitacional e comercial que existe à volta de um termo.

Campo de Ourique inicia-se na Freguesia de Santa Isabel.
A Rua de Campo de Ourique tem o seu início na Freguesia de Santa Isabel.
O mesmo sucede com o Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique - fazem parte da Freguesia de Santa Isabel.
Quando Alfredo Marceneiro se referia a Campo de Ourique, estava a significar a Freguesia de Santa Isabel, onde nasceu.

Já o designado núcleo duro, ou seja, o grosso de termo lato - Campo de Ourique, encontra-se inserido na Freguesia de Santo Condestável, Freguesia na qual, está sediado o Cinema Europa.

É estranho, e talvez uma excelente questão a ser analisada sociologicamente, as pessoas, os Fregueses, os munícipes, muitas das vezes não sabem em que Freguesia residem ou estão sediados, excepção apenas para quando têm necessidade de um Atestado, de um qualquer outro documento passível de ser emitido ou elaborado pela Junta de Freguesia, ou ainda quando vão votar!!

Seria bom um maior exercício da cidadania, e da informação.

MP

2 Comments:

At 8:53 da manhã, Blogger O Carmo e a Trindade said...

Cara Margarida,
Tem toda a razão. Instalar-se ali uma biblioteca é um iniciativa muitíssimo boa. Simplesmente, "ali" não significa Cinema Europa, pois será no futuro prédio a construir. Mas há uma coisa que ainda não entendi em volta de todo este assunto do Europa: havendo a menos de 500m uma sala devoluta, de traça e pé direito magníficos, comprada pela CML no consulado PSL, in extremis; como é possível que os cidadãos se tenham arregimentado em prol de um estaminé como é o actual Europa. Uma coisa é defender-se a manutenção do baixo-relevo do Europa, outra, bem diferente é reclamar-se o Europa como uma perda irremediável, etc., etc. Houve muito mais coisas por detrás disso, e acho mal... mas é só o que eu acho, claro...
Abr.
Paulo Ferrero

 
At 5:17 da tarde, Blogger O Carmo e a Trindade said...

Caro Paulo,

São, de facto, questões técnicas que deverão ser tidas em conta, e devidamente ponderadas, mas há um aspecto muito importante que não pode ser descurado:
os afectos.
Os laços que se criam entre a população e o local; as memórias; as vivências.
Também esses são de importância, diria de suma importância, nas decisões.

Abraço,

MP

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer