quinta-feira, novembro 30, 2006

"Museu do Design e da Moda abre em 2008"

O facto da Colecção Capelo (*) ir ter poiso definitivo é uma boa notícia, excelente, mesmo. Aliás como a do poiso para a Colecção Berardo. Só que tal como a segunda também a primeira está já estigmatizada com a dúvida da praxe: será que os meios justificaram os fins?

Ou seja, nesta caso da Colecção Capelo, será que alguém já explicou porque razão aquilo que supostamente tinha sido sempre mencionado como dádiva e já propriedade da CML (que só não a expunha por não ter espaços), passou a ser comprado pela CML?

Alguém também já explicou em que pé está o imbróglio criado por alturas da compra do palácio por PSL, imbróglio esse relativo a um cidadão holandês também interessado no dito palácio, e que, segundo notícias publicadas, ameaçara a CML de processo judicial por PSL ter exercido tardiamente o direito de preferência na compra?

Finalmente: como é que um palácio como o de Santa Catarina, que nada tem a ver com design e moda (muitos, que não eu, consideram-no mesmo piroso); um palacete sujeito e sérios problemas de correntes de ar e levando sol de chapa como leva, está vocacionado para ser museu? Acaso iremos ter um museu de portadas cerradas?

Paulo Ferrero

(*) Foto: CML


referer referrer referers referrers http_referer