sexta-feira, dezembro 15, 2006

Baixa-Chiado: Governo apoia mas pouco e mesmo assim…

Apoio ou entalanço?

Por uma vez, e porque fiquei encantado com a clareza de vistas, vou arriscar e cometer uma inconfidência.
Como sabe, hoje o ministro do Ambiente veio dizer que o Governo vai com a CML requalificar a zona ribeirinha e o Terreiro do Paço. Pode ler aqui.

Passaram umas horas e duas conferências de imprensa: uma do ministro e outra da CML (Carmona Rodrigues e Maria José Nogueira Pinto… Sim, os dois).

Uma jornalista que esteve nas duas conferências de imprensa, a do ministro e a de Maria José Nogueira Pinto e Carmona Rodrigues acaba de ter comigo uma interessante conversa sobre este assunto.

Ela está abismada com aquilo a que eu chamarei «a lata do Governo» e que ela definiu em síntese, depois de muitos pormenores, desta forma lapidar:

- Então mas o Governo assim está-se a pôr de fora disto! Só avança com coisas que são mesmo do Governo.

(Parabéns a ela! Maior clarividência era difícil, de facto.)

A Câmara vai ter de pagar também a zona ribeirinha e o Terreiro do Paço?

E eu para ela:
- O que mais me preocupa ainda é a história da sociedade com 60% de capital do Governo e 40% da CML. É que, assim, ainda acaba a CML a pagar 40% das despesas que são só do Governo: a frente ribeirinha e o Terreiro do Paço... Era como se eu te pedisse a ti para pagares 40% das obras na minha casa.
Ela:
- Mas e o resto? A MJNP diz a tudo o que aqui falta, quando a gente lhe pergunta, que »Isso é para os privados», «Isso, no estudo, é só sugestão»... Não se entende isto.
Eu:
- O Governo enlatou isto tudo. Parece que apoia mas entala.
Ela, com a edição à porta:
- Adeus. Vou ter que ir trabalhar...

José Carlos Mendes


referer referrer referers referrers http_referer