Baixa-Chiado: Governo apoia mas pouco e mesmo assim…
Apoio ou entalanço?
Por uma vez, e porque fiquei encantado com a clareza de vistas, vou arriscar e cometer uma inconfidência.
Como sabe, hoje o ministro do Ambiente veio dizer que o Governo vai com a CML requalificar a zona ribeirinha e o Terreiro do Paço. Pode ler aqui.
Passaram umas horas e duas conferências de imprensa: uma do ministro e outra da CML (Carmona Rodrigues e Maria José Nogueira Pinto… Sim, os dois).
Uma jornalista que esteve nas duas conferências de imprensa, a do ministro e a de Maria José Nogueira Pinto e Carmona Rodrigues acaba de ter comigo uma interessante conversa sobre este assunto.
Ela está abismada com aquilo a que eu chamarei «a lata do Governo» e que ela definiu em síntese, depois de muitos pormenores, desta forma lapidar:
- Então mas o Governo assim está-se a pôr de fora disto! Só avança com coisas que são mesmo do Governo.
(Parabéns a ela! Maior clarividência era difícil, de facto.)
A Câmara vai ter de pagar também a zona ribeirinha e o Terreiro do Paço?
E eu para ela:
- O que mais me preocupa ainda é a história da sociedade com 60% de capital do Governo e 40% da CML. É que, assim, ainda acaba a CML a pagar 40% das despesas que são só do Governo: a frente ribeirinha e o Terreiro do Paço... Era como se eu te pedisse a ti para pagares 40% das obras na minha casa.
Ela:
- Mas e o resto? A MJNP diz a tudo o que aqui falta, quando a gente lhe pergunta, que »Isso é para os privados», «Isso, no estudo, é só sugestão»... Não se entende isto.
Eu:
- O Governo enlatou isto tudo. Parece que apoia mas entala.
Ela, com a edição à porta:
- Adeus. Vou ter que ir trabalhar...
José Carlos Mendes
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home