sexta-feira, dezembro 29, 2006

Votos de Bom Ano para Lisboa



... Melhor, muito melhor do que 2006
(Foto: DN - Natacha Cardoso: Carmona Rodrigues em Setembro do ano passado, em campanha)

Desejo a Lisboa um melhor ano de 2007 do que foi 2006. Não seria sincero se dissesse que acredito nisso. Mas digo que a Cidade bem precisa. É que 2006 foi muitíssimo mau. A maioria que lidera a CML arrancou na campanha, em Setembro de 2005, com uma promessa central: concretizar 309 medidas em 180 dias. Tudo ficou muito, mas mesmo muito aquém, como se sabe, e são muitas as nebulosas que foram cerrando de nevoeiro a nossa visão do futuro…

De todas as promessas, trago-lhe aqui a reabilitação urbana, que todos os jornalistas da campanha foram unânimes: era a principal promessa. Recordo um artigo de Francisco Almeida leite, no «DN», recordando a questão do repovoamento de Lisboa com casais jovens. E, finalmente, a visão de hoje por parte de dois insuspeitos: Diana Ralha, hoje mesmo, no «Público», sobre a reabilitação urbana, e Pedro Almeida Vieira, no seu blog, sobre o repovoamento.
Nada mais claro. Dois mais dois = quatro.

1
Francisco Almeida Leite, Diário de Notícias (28.Set.2005)

«Carmona tem 309 medidas na manga / O candidato do PSD impõe compromisso e diz querer prestar contas em seis meses / (…) Cinco mil fogos para jovens. É na reabilitação e no regresso de pessoas a Lisboa que se dão algumas das apostas mais arriscadas para Carmona realizar em apenas seis meses. Para já, assume a vontade de "iniciar os procedimentos e montar o modelo de financiamento para construção de cinco mil fogos para arrendamento destinados a jovens e jovens casais a custos controlados"»

2
Diana Ralha, Público, 29.Dez.2006

Hoje mesmo, noutro blog escrevi e transcrevi: «Lisboa / E a tal reabilitação? (…) Diana Ralha, Público de hoje: «Não se sabe se em 2007 a autarquia de Lisboa continuará a dizer que o paradigma imobiliário da cidade mudou e que a reabilitação do edificado é uma das prioridades da capital e deste Executivo. Em 2006, pelo menos, esse paradigma não chegou às avenidas novas de Lisboa».

3
Pedro Almeida Vieira, no ‘Estrago da Nação’, 28.Nov.2006

Transcrevo, apenas: «Entre 2001 e finais de 2005, Lisboa perdeu mais cerca de 45 mil habitantes, a um ritmo de cerca de 10 mil por ano. (… Hoje, a CML define) como «desígnio fundamental» a recuperação demográfica da cidade (… :) aponta-se para 750 mil habitantes em 2013! Começo a fartar-me de desvarios (…). Isso significaria um acréscimo de 230 mil habitantes (… :) um acréscimo de mais de 30 mil habitantes por ano (… mas) o saldo natural em Lisboa é, desde 1980, negativo e actualmente da ordem dos (menos) dois mil habitantes (por ano). Ora, não sei se a autarquia sabe muito bem como vai conseguir este milagre. (…) tenho a certeza que eles também não sabem e vivem num mundo imaginário.»

Para esta vastíssima equipa do blog, que agora começará a rolar sobre rodas, e para todos os que nos lêem: BOM ANO. Mesmo bom!

José Carlos Mendes


referer referrer referers referrers http_referer