sexta-feira, dezembro 29, 2006

Somos todos peões (4)


Antes das depedidas do Ano Velho, deixo aqui o prémio Curva Mais Mal Feita de Lisboa 2006.
A quem projectou, construíu e fiscalizou a curva em frente à estação do Metro de Telheiras, os meus parabéns: deve ser difícil fazer pior. Os donos das viaturas que lá têm ficado encaixadas também devem achar o mesmo. E aquela entrada para o parque de estacionamento na curva? Um mimo. (Ah! Não sou Técnica?)
Um desejo para Lisboa em 2007 ? Só um?
Que não morram mais peões, que a sinistralidade rodoviária tenha um fim rápido, que as escolas tenham passadeiras e medidas de segurança, que a cidade seja segura, amigável, que haja tinta e dinheiro para pintar traços contínuos, descontínuos, zebras e passagens para peões, que a curva no final do Eixo Norte-Sul seja finalmente reparada, que os radares façam realmente a diferença, que os deficientes motores possam sair à rua e circular pela cidade, que se possam ver cadeirinhas de bebé, menos agressividade viária, menos violência rodoviária, um efectivo policiamento, pelo fim da impunidade, por um real exercício da cidadania, por um maior empenhamento comunitário. Tantas coisas que podem fazer uma cidade melhor.
Calçada portuguesa? Não, De todo. Não por todo o lado. Só em locais turísticos. Mas falamos disso mais tarde, Conheço os argumentos dos ambientalistas, mas contesto aqueles que hipocritamente louvam as suas virtudes para depois serem cúmplices da sua destruição assentando-lhe quatro vigorosos pneus.
Um excelente Ano Novo para todos com saúde e felicidade.
E uma cidade mais feliz.
Isabel Goulão

5 Comments:

At 1:01 da tarde, Blogger Julio Amorim said...

Estou de acordo em tudo... mas não, "só em locais turísticos".
A calçada portuguesa deve ser mantida onde esteja em harmonia com o local, a época, a estética, a história da cidade, etc.
O turismo....é um "bónus", e não deve ter qualquer influencia na existência , ou não, da calçada portuguesa em certa zona. À que ter em conta que "locais turísticos", não são demarcados, absolutos, nem constantes.

 
At 2:24 da tarde, Blogger M Isabel G said...

Concordo consigo

Isabel G

 
At 7:59 da tarde, Blogger Sérgio said...

Isabel,
Estou totalmente de acordo, principalmente na medida mudança do "paradigma" calçada portuguesa.
Quanto aos demais desejos, parece tão simples mas com esta confusão que vai na C.M.L... bem,vamos ter esperança.
Um abraço
Sérgio Alves

 
At 6:45 da tarde, Blogger odete pinto said...

Se não se pode (custaria muito dinheiro) remover a calçada portuguesa, há que conservá-la.

Para haver mais carrinhos de bebé, teria que se rebaixar os passeios junto das passadeiras de peões (como se faz em Espanha, de x em x metros). Mas, infelizmente, por cá, quando há passeios rebaixados, aproveita-se para estacionar carros - é tão fácil...

 
At 10:34 da tarde, Blogger Unknown said...

Caro 'O Carmo e a Trindade' convido-te a ler um artigo que escrevi em: http://www.coisasboasdavida-deeper.blogspot.com/ - denominado por PASSEIOS DE NINGUEM. O Blog não é meu mas a DEEPER fez o favor de publicar.

 

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer